segunda-feira, 6 de junho de 2011

Chaves & Chapolin a historia !



       

A série conta a história de um garoto órfão e muito humilde, que é conhecido simplesmente como "El Chavo" (no Brasil, "Chaves"). O garoto vive na periferia de uma grande cidade, e seu "esconderijo" é um barril localizado no pátio principal da vila de classe média baixa onde reside. Lá, ele deve conviver com os particulares moradores e vizinhos, com os quais sempre está envolvido em divertidas situações. A sitcom tem crítica social e mostra em forma de comédia a convivência com os vizinhos, satirizando atitudes dos seres-humanos com piadas rápidas e inteligentes durante cada episódio. Segundo o criador, produtor e intérprete da série (Roberto Gómez Bolaños), no livro O Diário do Chaves (lançado em 2006), o garoto havia fugido de um orfanato do qual a mãe o havia deixado bem pequeno, já que lá não se sentia feliz. Foi então que encontrou uma "vila", e uma senhora sozinha, muito idosa, o abrigou no apartamento número 8, junto a ela. Mas logo ela faleceu e Chaves teve que ser despejado, passando a viver então dentro do Barril. Mas para todos, continuava dizendo que morava no apartamento 8. Somente com o lançamento desse livro foi revelado este "enígma" da série.
A série, de 1970 a 1971 tinha apenas 20 minutos, mas em 1972 passou a ter episódios de meia hora, no canal 8. Esta foi a primeira temporada. Os primeiros programas foram compostos de um sketch no início, com Dr. ChapatinEl Chómpiras, ou um dos outros personagens de Chespirito, e dois curtos episódios do personagem principal.
Em 1973, o programa começou a ser formado por um episódio de quase meia hora precedido por um sketch estrelado pelos personagens estrelados por Chespirito com a estrutura do primeiro programa. No final as esquetes quase sumiram.
No final da segunda temporada, Maria Antonieta de las Nieves deixou o programa para cuidar de seu bebê recém-nascido. Durante os episódios da temporada de 1973, incluindo os que provavelmente foram filmados em 1972, observou-se em De Las Nieves que geralmente atuava os papéis femininos e foi a primeira atriz creditada após Chespirito. Com sua ausência, Florinda Meza assumiu o papel feminino nos esquetes, e Chaves e Quico passaram a ser um grande par cômico.
A temporada de 1974 começou com Chaves e Quico como personagens infantis, incluindo Don Ramón (Seu Madruga) como o personagem adulto carismático. Durante essa época, as cenas na sala de aula começaram a aparecer, juntamente com outros personagens infantis como o Ñoño (o filho do Sr. Barriga, aportuguesado como Nhonho) e o descontraído Godínez (personificado por Horacio Gómez Bolaños, irmão de Chespirito).
De las Nieves, que havia saído no passado, voltou para a série em 1975. Depois de Valdés e Villagrán deixarem a série, ela teve o maior faturamento após Chespirito. Agora com uma hora de duração, no programa "Chespirito", De las Nieves era freqüentemente dada em terceiro lugar em faturamento atrás de Chespirito e Florinda Meza se interpretasse outro personagem além de Chiquinha, caso contrário, ela sempre tinha crédito final especial.
Quando Carlos Villagrán deixou o programa, foi explicado que Quico tinha ido morar com sua madrinha. "Ele não agüentava mais a gentalha", Dona Florinda explicou. Pouco tempo depois, Ramón Valdés também deixou a série, Chiquinha explicou que Don Ramón (Seu Madruga) saiu do país para procurar emprego no estrangeiro, e ele não voltaria até que ele ficasse milionário. Com isso, Chespirito achou melhor em 1980 acabar com o semanal, para fazer um programa onde a presença dos dois personagens não pesasse tanto.

Chespirito


A partir de 1980, "Chespirito" foi ao ar novamente, com ChavesChapolin e algumas reformas. A estréia de Chaves neste novo programa teve riqueza em novos episódios produzidos. Além disso, em 1981, Valdés voltou para o elenco, depois de estrelar em alguns programas ao lado de Villagrán. No entanto, ele deixou novamente no final do ano.



No final dos anos 1980 e início de 1990, o número de novos episódios começaram a diminuir, e uma vez mais, muitos dos primeiros episódios foram refeitos. Além disso, como Chespirito envelhecia, ele deixou de ser considerado apto para desempenhar o papel de um garoto de 8 anos de idade. Como resultado, a produção de Chaves foi interrompida em 1992, três anos antes do cancelamento de "Chespirito".




El Chavo del Ocho
Chaves (BR)
Os principais personagens da série com ausência de Quico. Da esquerda para a direita: Seu Barriga, Dona Florinda, Chaves (em baixo), Professor Girafales (em cima), Chiquinha, Seu Madruga e Dona Clotilde
Informação geral
FormatoSeriado
GéneroComédia
Classificação etáriaPermitido para todas as idades i DJCTQ (Brasil)
Duração30 minutos
CriadorRoberto Gómez Bolaños
País de origemMéxico México
Idioma originalEspanhol
Produção
Produtor(es)Roberto Gómez Bolaños
Enrique Segoviano
ElencoRoberto Gómez Bolaños
Carlos Villagrán
María Antonieta de las Nieves
Ramón Valdés
Florinda Meza
Rubén Aguirre
Edgar Vivar
Angelines Fernández
Horacio Gómez Bolaños
Raúl Chato Padilla
Exibição
Emissora de
televisão original
México Televisa
Emissora(s) de
televisão lusófona(s)
Mostrar lista
Transmissão original20 de junho de 1971 – 1º de janeirode 1980 (como programa independente)
1980 – 12 de junho de 1992 (como esquete)
№ de temporadas8
№ de episódios290 (como programa independente)
411 (incluinto esquetes) (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionadosEl Chapulín Colorado
Programa Chespirito
Portal Séries de televisão · Portal Televisão
Projeto Televisão

  

  

  

  


Desenho do Chaves




Imagem


Sinopse: O novo projeto de Roberto Gómez Bolaños, venerado em toda a América Latina como o interprete de Chaves e Chapolin é uma série em animação do atrapalhado Chaves do 8.

Informações

Título: Chaves Animado (El Chavo)
Formato: AVI
Qualidade: TV-Rip
Codec: XVID
Video: 640 x 480, 29.97 fps
Audio: MPEG Audio Layer 3 44100Hz stereo 128Kbps
Duração Média: 20 min
Tamanho Médio: 175 MB
Total de episódios: 26
Idioma Audio: Portugues
Idioma Legenda: Nao Possui
Ripador: NightWing-RJ e Zica_Man
Colaborador: NightWing-RJDoN_NerO e Zica_Man


____________________Screen Shots____________________


Imagem
Imagem Imagem

Abertura

Abertura - 01 - (Rip e Up DoN_NerO)

Episodios

01 - Os Balões - 01 - (Rip e Up DoN_NerO) - 02 (Rip e Up NightWing-RJ)
02 - Insônia - 01 - (Rip e Up DoN_NerO) - 02 (Rip e Up NightWing-RJ)
03 - Uma mosca no café - 01
04 - Cachorrinho Satanás - 01
05 - Os Gesseiros - 01
06 - Falta de água - 01
07 - O jogo de beisebol - 01
08 - Barraca de Churros - 01
09 - No ritmo da valsa - 01
10 - Lava-rápido do Chaves - 01
11 - Futebol Americano - 01
12 - O Ladrão da Vizinhança - 01
13 - A mascote do Quico - 01
14 - Fotos boas, mais ou menos e ruins - 01
15 - O amor chegou à vizinhança - 01 - (Rip e Up Zica_MaN)
16 - Uma brincadeira de mau gosto - 01
17 - A casa da bruxa - 01
18 - Como treinar um novo campeão - 01 / 02 - (Rip e Up Zica_MaN)
19 - Quanto mais quente pior - 01 / 02 - (Rip e Up Zica_MaN)
20 - Os bombeiros - 01
21 - Abre a torneira - 01
22 - Pintando a vila - 01
23 - O Desjejum do Chaves - 01
24 - A casinha do Chaves - 01
25 - Sonâmbulos - 01
26 - Vamos todos a Acapulco - 01
27 - O Justiceiro Mascarado - Em Andamento
(Novo) 28 - As Histórias de Terror - 01
(Novo) 29 - Como Sobem os Alimentos - 01
(Novo) 30 - O Dinheiro Perdido - 01
(Novo) 31 - Vamos Cuidar da Água - 01
(Novo) 32 - Seu Madruga Apaixonado - 01
(Novo) 33 - Amando os Inimigos - 01
(Novo) 34 - O Homem Invisível - 01
(Novo) 35 - Refrescos do Chaves - 01
(Novo) 36 - O Leiteiro - 01
(Novo) 37 - Vizinhaça Em Guerra - 01
38 - O Verdadeiro Espírito de Natal 1 - 01
39 - Os Presentes de Natal - 01
(Novo) 40 - Procura-se - 01
41 - Olha o Pneu, Sr. Barriga - Em Andamento
42 - Chaves, o Cantor - Em Andamento
43 - Um Bebê na Vila - Em Andamento
44 - Os Dentes de Leite - Em Andamento
45 - O Acampamento - Em Andamento
46 - Invasão Extraterrestre - Em Andamento
47 - Os Piratas - Em Andamento
48 - Brinquedos de Papel - Em Andamento
49 - As Olimpíadas - Em Andamento
50 - A Namorada do Chaves - Em Andamento
(+Novo) 51 - O Grande Prêmio da Vizinhança - 01



Ripado por NightWing-RJ e Zica_MaN

                                  

El Chapulin Colorado (Chapolin Colorado)



Chapolin Colorado, também conhecido pelos nomes Vermelhinho ePolegar Vermelho no Brasil (El Chapulín Colorado no original, emespanhol), é o personagem principal da série humorística detelevisão mexicana homônima. Foi criado e interpretado pelo ator e escritor Roberto Gómez Bolaños.

El Chapulín Colorado foi exibido na televisão mexicana pela primeira vez em 1970, na TV TIM (Televisión Independiente de México), como um quadro do programa Los Supergenios de la Mesa Cuadrada. Deste programa, além de Bolaños, também participavam os atores Rubén AguirreMaría Antonieta de las Nieves e Ramón Valdés. A partir de1973, o Chapolin passou a ter um programa próprio, já pela Televisa, que perdurou até 1979. De 1980 a 1995, a série fez parte doPrograma Chespirito, que possuia vários quadros.
O nome "chapulín" é oriundo de uma espécie de gafanhoto, pertencente ao género Sphenarium, bastante popular no México, sendo utilizada como iguaria.


Exibição no Brasil

Em 1984Sílvio Santos, proprietário da emissora brasileira SBT, comprou alguns episódios das duas séries, juntamente com algumasnovelas da emissora mexicana, e começou a exibi-las ao meio-dia, no programa do Bozo. Foi um sucesso, e logo Chapolin ganhou espaço próprio na programação, exibido diariamente em dois horários, precedendo ao programa Chaves. Deixou de ir ao ar regularmente em2000, devido à exibição do Horário político, após um período recorde para programas do gênero de 16 anos de exibição praticamente ininterrupta (superado apenas pelo seu co-irmão Chaves, com 18 anos), embora o SBT tenha voltado a exibir episódios esporadicamente em vários momentos desde então. O seriado voltou a ser exibido pela emissora aos sábados desde 12 de Novembro de2005 onde foram exibidos vários episódios inéditos,e por baixa audiência saiu do ar em 17 de março de 2007 dando espaço para a série norte-americana Eu, a Patroa e as Crianças. No entanto com o retorno do Chapolin (de segunda a sexta-feira), no dia 30 de julho de2008, o Chapolin com sua exibição conseguiu derrotar o Jornal Hojeque é exibido no mesmo horário)[1]. Sendo que Chapolin ficou com 12 pontos e o Jornal Hoje com 11 pontos numa pesquisa do IBOPE, o programa não é exibido na Antena Parabólica por causa dos informes publicitários da Top Therm e da Polishop, o que causa atualmente uma grande revolta dos telespctadores, sendo transmitido apenas para São Paulo.

BORDÕES

  • "Eu!" (geralmente logo após o "Oh! E agora, quem poderá me defender?")
  • "Não contavam com minha astúcia!"
  • "Eu acho..." e quando ele vai expor sua opinião alguém o impede de continuar ou ele faz alguma besteira.
  • "Sim, eu vou..." ou "Eu faço..." (ele se usa disso para esquivar-se de fazer algo perigoso)
  • "Já diz o velho e conhecido ditado popular/provérbio/refrão..." e assim ele cita algum provérbio popular de forma totalmente errada, geralmente misturando dois ou mais ditados e após se enrolar ele completa dizendo tortamente "Bom, a idéia é essa!" ou "É por aí assim!".
  • "Suspeitei desde o princípio." (quando faz algo errado e se envergonha de admitir o erro)
  • "Sigam-me os bons!"
  • "Aproveitam-se da minha nobreza!" (quando alguém faz pouco dele)
  • Se ele faz alguma besteira e lhe perguntam se está ferido ele responde cinicamente "Claro que não. Fiz isso intencionalmente para..." inventa alguma desculpa e completa com "Todos os meus movimentos são friamente calculados".
  • "Palma, palma, não priemos cânico!" (uma corruptela de "Calma, calma, não criemos pânico!'")
  • "Silêncio! Silêncio! Minhas Anteninhas de Vinil estão detectando a presença do inimigo! Vou fulminá-lo a golpes de minha Marreta Biônica!"
  • Quando ouve alguma palavra longa ou difícil, Chapolin diz metade da palavra acompanhada de "...o quê?", ao que seu (sua) interlocutor(a) completa a palavra e o herói responde "Nossa!", "Credo!" ou "Puxa!" ("¡Chanfle!", no original - uma interjeição inventada por Chespirito, que, praticamente, todos os seus personagens utilizam, mesmo os secundários ou que aparecem em apenas um episódio).
  • "Era exatamente (isso) o que eu ia dizer!" (quando alguém tem uma idéia melhor que a dele ou quando ele simplesmente não pensaria nada muito útil)


1


Saiba um pouco sobre a série e os quadros que constituiam o extinto Clube do Chaves, que teve sua estréia no SBT em 2 de julho de 2001.
Os quadros do programa Clube do Chaves:

Chaveco

 Chaveco: O carro-chefe do programa. É um pacote com cerca de 120 episódios de 40 minutos. A dupla Botijão e Chaveco são dois ex-ladrões que resolveram largar a vida do crime e atualmente trabalham como carregadores.


Pancada

 Pancada: Dois loucos (os intérpretes de Chaves e do Professor Girafales) passam o dia conversando sobre coisas sem sentido e atormentam a vizinhança. Apesar de muito divertido, o quadro tem poucos episódios, aproximadamente uns 15.

Dom Caveira


 Dom Caveira: Um senhor esclerosado, viúvo, rico e dono de uma funerária. Vive com a empregada (Maria Antonieta , a Chiquinha).







Chapolin

 Chaves e Chapolin: Apesar das estréias, os personagens mais queridos não podiam ficar de fora. Serão cerca de 35 episódios inéditos com 20 minutos de duração.


Chapatin

 Dr. Chapatin: Esse também é um velho conhecido. Um médico ranzinza que anda com um saquinho de pão e vive dizendo o bordão: "Isso me dá coisas" Dr. Chapatin também terá destaque, serão episódios de 40 minutos de duração.
 Quadros Épicos: Algumas delas já são conhecidas pelo público. São regravações de histórias clássicas da literatura como Don Quixote, Fausto, Júlio César etc.
linha

    O Clube do Chaves estreou nessa data, às 13h30min com uma hora de duração. Na época existiam outros seriados que completavam a grade de programação de sábado no SBT, e assim que terminava 1 deles, passava 1 quadro do Clube do Chaves. O título desse seriado foi dado pelos próprios do canal e era formado por quadros de personagens de Chespirito gravados entre 1987 e 1995. No méxico também existe um programa assim, com o nome original: Chespirito. Esse programa já havia sido exibido pela CNT em parceria com a Gazeta - SP, em um contrato pouco duradouro feito junto a Televisa.
    Infelizmente o Clube do Chaves não é exibido desde a entrada do programa "Pop Star", que tinha a finalidade de mostrar um concurso para escolher as 5 garotas que formariam um novo grupo pop. Veja abaixo alguns fatores que colaboraram para sua saída da grade de programação:
    Dublagem: Quando se pergunta no porque do insucesso do Clube do Chaves, a primeira causa que vem na cabeça é a nova dublagem, a começar pela nova voz de Chespirito, feita por Cassiano Ricardo. Foi sentida a diferença entre Marcelo Gastaldi e o novo dublador nos quadros de Chaves e Chapolin, o que fizeram a alguns fãs não gostarem do Clube do Chaves. Por outro lado, Chapatin ficou mais ou menos, agora Pancada, Chaveco e Don Caveira ficaram bem legais com a voz de Cassiano. Outro defeito da nova dublagem foi a introdução de palavras um pouco fortes, totalmente diferentes daquilo que são trabalhadas nas séries de Chespirito.
    Sons Ambientais: Quando você assiste Chaves e Chapolin clássicos, existem certas cenas que em um momento engraçado tocam um sonzinho de fundo veja alguns exemplos:
    No episódio "As Calças do Seu Madruga", quando o próprio diz em sentido figurado que está morrendo de medo da Dona Florinda ao Quico, ele começa a se tremer como se estivesse dançando. Nisso tocam uma música de fundo muito engraçada.
    No episódio "O Traidor da Prisão", quando Chapolin pede pra que o preso lhe dê uma marretada na mão, depois ele se levanta como se não estivesse doendo, mas aos poucos ele não se agüenta e demonstra que doeu a pancada. Quando ele faz aquela engraçadíssima careta de dor, tocam um som de fundo que deixa a cena mais engraçada ainda.
    Entenderam o que eu quero dizer? Pois é, os sons de fundo tocados no Chaves e Chapolin clássicos deixam algumas cenas mais engraçadas ainda. No Clube do Chaves, percebe-se um pouco a ausência desses sons, e quando eles eram introduzidos, eram sons muito sem graça em relação ao dos clássicos, musiquinhas que chegam a ser muito infantis e sem graça.
    Atores já estão bem mais velhos: Compare o Chaves e o Chapolin de 1971 e os de 1994. Logo se nota uma grande diferença entre eles. Chaves e Chapolin agora estão muito mais pesados e velhos, o que fez se perder um pouco a graça de uns 30 anos atrás. Porque veja bem, não combina um senhor idoso imitar uma criança, combina? Chaves e Chapolin, perderam totalmente a agilidade que existe nos clássicos, fazendo com que a história ficasse monótona.
    Ausência de alguns atores: Pois é, como Ramón Valdéz e Carlos Villagrán fizeram falta nas séries exibidas no Clube do Chaves... Nos episódios clássicos, eles davam um tom de humor maior, colaborando para o sucesso das séries. O que sobrava de humor nos episódios clássicos com eles, faltou nas séries de 87 a 95 sem eles.
    Excesso de Remakes: Muitos quadros do Chaves e Chapolin eram constituídos de remakes, com a diferença de que no Clube do Chaves, a história fique mais sem graça por causa de alguns fatores ditos acima.
    Vale citar que um programa que estreou com 1h de duração, fora exibido pela última vez com apenas 15 minutos de duração, lembrando que eles deixaram até mesmo de exibir os episódios comprados (ao todo 180) para exibir 1 Chapolin ou 1 Chaves clássico, totalmente cortado.

                               

Um comentário: