quarta-feira, 1 de junho de 2011

SURFING BRAZIL .

Baía Formosa
(Brasil)



A Baía Formosa está situada no litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil.

Única baía do litoral do RN, o nome Baía Formosa vem da exclamação - Ó, que baía formosa! - dos colonizadores portugueses ao avistarem o local.

O município de Baía Formosa, localizado às margens da linda baía de mesmo nome e onde aparecem golfinhos diariamente, talvez seja uma das mais preciosas descobertas do litoral brasileiro: belíssimo, ingênuo e entrecortado por aspectos selvagens da natureza. Baía Formosa ainda respira um ar totalmente inexplorado.

Antes mesmo de chegar à cidade, o visitante já entra em contato direto com a natureza, através da maior reserva de Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, nativa à beira-mar, uma das últimas do Brasil, chamada Mata Estrela, que margeia os 18 quilômetros de acesso a BF - como a população chama, carinhosamente, a cidade.

Na chegada, o impacto visual da baía. Douradas ou prateadas, dependendo da hora do dia, suas águas formam um belíssimo cartão-postal. A partir daí, é uma paisagem mais bonita que a outra: cerca de 26km de praias semidesertas, rios encontrando com o mar, altas dunas, exuberantes lagoas de água doce e os incríveis atrativos da Mata Estrela, tudo isso do jeito que a natureza criou.

Com a explosão do ecoturismo no Brasil, Baía Formosa vem se tornando um dos mais procurados e atraentes pontos turísticos do Rio Grande do Norte, principalmente para quem curte um tipo muito especial de passeio, onde há um contato direto com a natureza. Os passeios são feitos de bugre, de mountain bike, a pé ou a cavalo, em trilhas cercadas por fauna exuberante e flora muito diversificada, onde podem ser facilmente encontradas espécies em seu habitat natural.

A cidade é pequena e simples, mas tem todos os serviços básicos, inclusive algumas pousadas com um certo luxo e uma capelinha. Em suas ruas há uma tranqüilidade sem igual. Nos seus bares, restaurantes, pizzarias, mercado de artesanato e na vila dos pescadores, em tudo enfim, está estampada a simplicidade e o clima pacato e aconchegante deste verdadeiro paraíso.

Dentro da própria cidade há três passeios que são altamente recomendáveis: a Praia do Porto, a Praia da Cacimba e a Praia do Bacopari.
- A praia do Porto é excelente para o banho de mar, é também onde se pode contemplar a saída e chegada dos pescadores. É lá onde o pescado é comercializado e na praça em torno estão alguns comércios básicos, como fábrica de gelo, restaurantes, bares etc.
- A Praia da Cacimba é um prolongamento do porto, com sua linha de casas à beira mar e ainda sem o toque sofisticado dos balneários. A convivência entre visitantes e nativos é total, sem restrições, o mais natural possível.

Deixando o centro da cidade em direção à orla sul, temos a Praia do Bacopari, onde nos finais de semana e altas temporadas se concentra o maior número de banhistas, tanto nativos quanto visitantes. A rua que dá acesso à praia, onde ficam algumas pousadas com maior estrutura, garante um visual incrível.

Logo em seguida está o Farol do Bacopari, um dos muitos singelos que ponteiam o litoral nordestino. Do farol vê-se um magnífico pôr do sol na enseada de Bacopari.

No município ainda ficam as praias de Sagi, do Farol, de Perobas e Barreirinhas, excelentes para um mergulho ou para simples contemplação, onde a natureza esculpiu formas exuberantes com paisagens selvagens e místicas. Rodeada por falésias e dunas de onde se desfruta um belo visual, é uma excelente escolha para quem quer tranqüilidade e paisagem natural.

Além desses pontos, há em torno de BF passeios excitantes e lugares que não se deve deixar de conhecer, especialmente os visitantes que buscam um lazer ecológico.

As trilhas das dunas ficam a meio caminho entre Baía Formosa e o Sagi, um legítimo e intocado povoado de pescadores de igual beleza e poesia. São poucos quilômetros pela beira da praia em bugres pilotados por nativos. No Sagi, enquanto se dá uma pausa nos passeios de bugre, é possível, e aconselhável, dar um delicioso mergulho e experimentar pratos maravilhosos de frutos do mar.

A vida noturna em Baía Formosa é sazonal, ou seja, nas baixas temporadas se resume ao que os nativos oferecem - o bate papo nas praças, nas portas dos chalés ou descansando nas redes.

Nas temporadas turísticas de meio e fim de ano surgem as boates, bem rústicas e animadas. Há eventos musicais esporádicos e competições de surf.

As ondas da região são consideradas muito boas e a "tribo" do surf da cidade é respeitada nos circuitos amadores e profissionais de surf de todo o país. Existe até uma fábrica de pranchas de surf que tem o nome bastante original: Pranchas BF.

O final de tarde no porto, assistindo aos barcos chegando do mar e relaxando ao sabor das ondas do mar, é maravilhoso!



O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indescritível...
Conhecer Baía Formosa, e como os primeiros portugueses que aqui pisaram, se encantar com esses cenários bucólicos e paradisíacos é algo, com certeza, inesquecível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário