Redução tributária tornará tablets nacionais competitivos, diz Governo
"O custo do tablet no Brasil será igual ao custo lá fora", afirmou Mantega em declarações a jornalistas, depois que o Governo publicou um decreto para diminuir os impostos às empresas que fabricam estes dispositivos táteis no Brasil.
Mantega explicou que a redução tributária reduzirá o preço dos tablets em 31%, tornando o Brasil um país "atrativo" como plataforma para a exportação e também para o "grande mercado" local.
Na semana passada, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, havia antecipado que o preço dos aparelhos poderia cair até 36%.
O decreto publicado nesta segunda-feira incluiu os tablets na mesma categoria dos computadores de mesa e dos portáteis, reduzindo assim as taxas alfandegárias à importação dos componentes, o imposto aplicado aos produtos industriais e as contribuições à previdência social.
A norma exige que as empresas fabriquem pelo menos 20% dos componentes dos tablets no Brasil para se beneficiarem da redução tributária.
O Governo concederá um prazo para que as empresas se adaptem "gradualmente" a esta exigência, segundo informou o Ministério da Ciência e Tecnologia em comunicado.
O ministro da pasta, Aloizio Mercadante, assegurou que 12 empresas manifestaram interesse em fabricar tablets no Brasil, entre elas a taiwanesa Foxconn, que produz o iPad da Apple, as coreanas Samsung e LG e a americana Motorola.
Segundo o comunicado, também foram cadastradas pelo Ministério empresas como Semp Toshiba, Enivision, Samnia e as brasileiras Positivo, Itautec, Compalead, Aiox e MXT.
A Foxconn anunciou recentemente que vai investir US$ 12 bilhões nos próximos cinco anos na construção de uma nova fábrica no Brasil para produzir a maioria dos componentes utilizados no iPad.
A empresa taiwanesa pretende começar a montagem dos dispositivos nos próximos meses em uma de suas
iPad, é desejo de metade dos brasileiros
![post_29.11.2010-p3_ipad_brasil.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_29.11.2010-p3_ipad_brasil.jpg)
"Eu também quero!"
O iPad já é o objeto dos desejos de mais da metade dos brasileiros. Numa pesquisa feita pela empresa GfK, 57% dos entrevistados disseram ter a intenção de adquirir o tablet da Apple se o preço for acessível. O estudo da GfK foi realizado em janeiro e ouviu mil pessoas, com idade de 18 anos ou mais, em 12 capitais brasileiras. Ele mostra que, como acontece com outros produtos de tecnologia digital, quem mais deseja o iPad são os jovens. Na faixa etária que vai de 18 a 24 anos de idade, 67% dos participantes da pesquisa declararam ter a intenção de comprar o tablet.
Essa porcentagem cai conforme a idade aumenta, chegando a 37% (um número ainda bastante alto) entre as pessoas com 55 anos ou mais. A pesquisa indica que não há diferença significativa entre homens e mulheres no que se refere à intenção de compra. O iPad é igualmente atraente para ambos. Mas há variações regionais. Curiosamente, o interesse é maior nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde 65% dos habitantes consultados disseram que querem comprar um iPad. Essa taxa cai para 54% no Sudeste.
Ao menos no que se refere ao desejo de ter um iPad, as classes sociais quase se igualam. Segundo a GfK, nas classes A e B, 57% das pessoas querem o tablet. Nas classes C e D, são 55%. Isso sugere que há espaço para a criação de produtos similares ao iPad, mas de custo mais baixo. Esses tablets econômicos poderiam ter sucesso entre consumidores com menor poder aquisitivo
![](http://www.obian.com.br/wp-content/uploads/16-ipad_brasil-550x339.jpg)
FIQUE ATUALIZADO COM AS NOVIDADES DO MERCADO
E COM AS ATUALIZAÇÕES DO MUNDO DA INTERNET
Tablet’s “Made in Brazil” pode ficar 36% mais baratos![]() Tablet fabricado totalmente no Brasil. Chamado de i-MXT O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou hoje que a desoneração dostablets produzidos no Brasil pode baratear esses equipamentos em até 36%, na comparação com o similar importado. Segundo ele, essa redução do preço será possível com a retirada de um conjunto de tributos, entre eles o PIS/Cofins. O ministro participou na manhã de hoje do seminário Estímulos à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no Setor de Telecomunicações, promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O governo deve publicar esta semana a medida provisória (MP) que regulamentará a produção de tablets no país. A MP vai incluir esses equipamentos na mesma categoria dos computadores e notebooks, concedendo ao produto desoneração de impostos. Android - Para unir a família, "Ice Cream Sandwich"![]() Google, "Ice Cream Sandwich" O Android vai ganhar em breve uma nova versão. Batizado de "Ice Cream Sandwich", seguindo a tradição da empresa de dar nomes de sobremesas a cada versão do sistema, o novo Android será compatível com tablets e telefones celulares. O anúncio foi feito durante o evento Google I/O, realizado em San Francisco, nos EUA. Atualmente, o Google utiliza versões diferentes para cada tipo de aparelho: "Honeycomb" para tablets e "Gingerbread" para telefones celulares. No novo sistema, o objetivo do Google é estimular a criação de aplicativos que se adaptem às características de cada gadget, incluindo o tamanho e a resolução da tela. A empresa anunciou também uma parceria com fabricantes de aparelhos e operadoras de telefonia para garantir que os aparelhos recebam atualizações de sistema operacional mais rapidamente, e sigam sendo atualizados por pelo menos 18 meses após o lançamento - caso o hardware permita. Atualmente, uma das falhas críticas do Android é a fragmentação do ecossistema em diversas versões do sistema operacional e a ausência de garantia para os consumidores de que seus celulares vão receber os upgrades lançados pelo Google. As principais fabricantes, como Motorola, LG, HTC e Samsung, fazem parte da nova parceria. |
EUA - Google apresenta o Music Beta
![post_22.06.2010-p3_logo_google_misic.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_22.06.2010-p3_logo_google_misic.jpg)
O Google apresentou hoje durante sua conferência Google I/O, realizada em São Francisco, nos Estados Unidos, o Music Beta, novo serviço para compartilhar músicas na nuvem. Por meio do programa, o usuário vai conseguir fazer a sincronia de toda a sua biblioteca com a nuvem. Em seguida, poderá acessar os arquivos em qualquer dispositivo, como smartphones e tablets.
O programa, disponível para PC e Mac, também é um sofisticado player, que irá concorrer com o iTunes e o Windows Media Player. Por meio de sua interface, o usuário poderá navegar por álbuns, estilos, artistas etc. Conforme novas músicas são adquiridas pelo usuário, elas são automaticamente sincronizadas com sua pasta online.
O app do Music Beta também poderá ser baixado em smartphones com Android 2.2 ou superior. O Google também criou um dispositivo para que as músicas sejam reproduzidas mesmo quando não houver uma conexão com a internet. Para isso, os arquivos já tocados serão armazenados em "cache". Inicialmente o serviço estará disponível apenas para usuários americanos e será gratuito enquanto estiver em versão Beta.
Smart Tv da Samsung chega com “telinha” de 75 Polegadas
![post_09.05.2011-p3_smart_tv_samsung_d9500.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_09.05.2011-p3_smart_tv_samsung_d9500.jpg)
A Samsung D9500
A Samsung vai lançar no próximo mês na Coréia do Sul a sua TV topo de linha, a D9500, uma Smart TV de incríveis 75 polegadas que conta com retroiluminação LED e tecnologia 3D. Vale destacar que esta é a maior tela 3D do mundo até o momento. A interface Smart Hub permite que você acesse conteúdo da internet na tela da TV, e a tecnologia 3D Hyperreal Engine promete imagens de excelente qualidade em três dimensões. Além de ter conversor de programas 2D para 3D, a Samsung D9500 também conta com resolução Full HD 1080p tanto em 2D quanto em 3D.
Esta TV conta ainda com o "Secret Design", o novo e caprichado padrão visual da Samsung para 2011. Outro detalhe interessante é que a tecnologia "Black Diamond" da tela promete mostrar o conteúdo em 3D com a mesma qualidade em qualquer ângulo que a pessoa esteja assistindo.
Além do controle remoto com teclado completo que acompanha a D9500, a Samsung vai oferecer aplicativos de controle para você comandar a TV com os tablets Galaxy Tab e os smartphones Galaxy. Ao instalar o programa, seu tablet ou celular passa a funcionar como um controle remoto convencional, além de acessar os recursos exclusivos da Smart TV. A Samsung D9500 vai sair pelo equivalente a US$ 17.600 na Coréia. Ainda não existem informações de quando ela será lançada em outros países.
Intel quer entrar no mercado móvel
![post_13.09.2010-p3_logo_intel.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_13.09.2010-p3_logo_intel.jpg)
Novo desafio
A Intel revelou uma tecnologia de próxima geração que colocará mais transistores em seus microchips, esperando que ela ajude a fabricante a disputar o concorrido mercado de tablets e smartphones. A Intel espera iniciar a produção de seus primeiros chips para PCs e servidores usando a nova tecnologia apelidada de Ivy Bridge no fim de 2011 e afirmou que também fará novos processadores para aparelhos móveis.
A tecnologia inovadora pode ser uma ameaça para a concorrente ARM, que domina o mercado de dispositivos de telefonia móvel. As ações da Intel subiam 1,95 por cento na Nasdaq e as da ARM fecharam em queda de 7,3 por cento na bolsa de Londres. Mas analistas afirmam que ainda há dúvidas se a gigante do mercado de PCs pode fazer incursões imediatas no território da ARM
Tablet's - Mais um..ou seria dois na Disputa?
![post_26.04.2011-p3_sony-tablet-s1-s2.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_26.04.2011-p3_sony-tablet-s1-s2.jpg)
Tablet's - Mais um..ou seria dois na Disputa?
A japonesa Sony apresentou em Tóquio, dois tablets com o sistema operacional Android 3.0 (Honeycomb), do Google. Chamados de "S1" e "S2", os aparelhos são compatíveis com os games do console PlayStation. O modelo S1 tem tela de 9,4 polegadas, duas câmeras de vídeo (frontal e traseira), acesso à rede wi-fi e é compatível com redes móveis 3G e 4G. O aparelho também possui um design curvo que, conforme a Sony, é mais fácil de segurar.
O tablet S2, que se dobra em dois e pode ser guardado no bolso, é maior que um smartphone, mas menor que o iPad. O S2 tem duas telas táteis de 5,5 polegadas cada uma. "O S2 é particularmente pertinente para a leitura de livros digitais, cujo conteúdo é visualizado nas telas como se fossem duas páginas", explicou o diretor da Sony, Kunimasa Suzuki.
Conforme Suzuki, os tablets contarão ainda com um serviço de conteúdo on-line acessível de forma rápida para comprar e fazer downloads de vídeos e músicas. Os novos tablets, que tentam competir com o iPad, da Apple, devem chegar ao mercado a partir do outono no hemisfério norte (final de setembro
Novo Windows 8 pode “matar PDF”
![post_08.10.2010-p2_logo_adobe.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_08.10.2010-p2_logo_adobe.jpg)
Uma das novidades do Windows 8, o futuro sistema operacional da Microsoft ainda em desenvolvimento, deverá ser um aplicativo para a visualização de documentos no formato PDF, o Modern Reader. Ele deve tornar desnecessária a instalação do Adobe Reader, programa quase onipresente nos PCs atuais.
O Modern Reader – nome que pode ser apenas um apelido provisório – tem aparecido em cópias não oficiais do Windows 8 que circularam na internet. O sistema operacional só deverá ficar pronto em 2012. Além de suceder o Windows 7 nos PCs, ele vai rodar também em tablets.
Em sua versão atual, ainda provisória, o aplicativo para a visualização de documentos PDF da Microsoft tem visual simples, que parece adequado ao uso num tablet. Os recursos também são básicos. Permitem variar o nível de zoom do documento exibido e também visualizar duas páginas lado a lado. Além disso, há uma coluna à direita com marcações para pular diretamente para um determinado capítulo ao ler um livro.
Se o Modern Reader funcionar bem, sua inclusão no Windows será uma boa notícia para os usuários. O Adobe Reader é um programa pesado, que pode deixar lentos os micros mais antigos. Além disso, ele baixa atualizações com frequência excessiva e adiciona um ícone à área de trabalho do Windows cada vez que é atualizado, algo que incomoda muitos usuários.
Há programas alternativos para a visualização de documentos PDF. Mas eles nem sempre exibem as páginas com 100% de fidelidade. Por isso, a maioria das pessoas prefere continuar usando o aplicativo da Adobe. Resta saber se o Modern Reader vai cumprir a tarefa de maneira satisfatória. Para isso, será preciso esperar que a Microsoft libere uma versão beta oficial do Windows 8, o que deve acontecer no segundo semestre.
Tablet’s – Toshiba entra na briga
![post_21.04.2011-p3_tablet_da_toshiba_regza.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_21.04.2011-p3_tablet_da_toshiba_regza.jpg)
Mais um: Regza Tablet AT300
Agora é a Toshiba que coloca seu modelo oficialmente na disputa. O Regza Tablet AT300 foi anunciado pela Toshiba, que também já colocou preço. o Rezga Tablet vem munido de um processador dual-core Tegra 2 de 1 GHz. Ele roda Android 3.0 Honeycomb e tem uma tela de 10.1 polegadas. Ele virá com duas câmeras, uma traseira, de 5 MP, e outra frontal, de 2 MP.
O tablet tem 1 GB de memória RAM e uma capacidade interna de 16 GB, além da possibilidade de usar cartões SD para expandir a memória. Outras portas que o tablet tem são HDMI, miniUSB e USB. A Toshiba afirma que a bateria dura 7 horas.
O peso do tablet é de 765 gramas e o preço sugerido pela Toshiba é de 60 mil ienes, o que dá aproximadamente 730 dólares. O Regza Tablet será lançado em junho no Japão. Para o resto do mundo ainda não existe nenhuma previsão de lançamento
Apple entrou na Justiça americana contra a Samsung
![post_28.01.2011_samsung_galaxy_ace.jpg](http://telelocos.net/files/telelocos.moogo.com/images/post_28.01.2011_samsung_galaxy_ace.jpg)
"semente da Discórdia"
A Apple entrou com um processo na Justiça americana contra a Samsung acusando a concorrente de ter "copiado" seus modelos iPad e iPhone, informa o "The Wall Street Journal". O caso de violação de propriedade intelectual foi apresentado pela Apple na última sexta-feira nos tribunais do distrito norte da Califórnia. Segundo a companhia de Steve Jobs, a Samsung aproveitou-se dos avanços da Apple e os utilizou em sua linha de smartphones "Galaxy S 4G", "Epic 4G" e "Nexus S", e em seu tablet "Galaxy Tab", um dos mais populares do mercado depois do iPad.
"Ao invés de inovar e desenvolver sua própria tecnologia e um estilo único para seus smartphones e tablets, a Samsung escolheu copiar a tecnologia da Apple, sua interface e estilo inovador", diz o documento apresentado pela empresa americana. O julgamento pode complicar a relação entre as duas companhias, rivais no setor das comunicações mas com interesses comuns, já que a Samsung fabrica microchips que a Apple adota em seus produtos
Nenhum comentário:
Postar um comentário